terça-feira, 11 de agosto de 2009

Freud: A Invenção da Psicanálise

"Comecei minha vida profissional como neurologista tentando aliviar os meus pacientes neuróticos. Eu descobri alguns fatos novos e importantes sobre o inconsciente. Dessas descobertas, nasceu uma nova ciência: a Psicanálise. Eu tive de pagar caro por esse pedacinho de sorte. A resistência foi forte e implacável. Finalmente, eu consegui. Mas a luta ainda não terminou. Meu nome é Sigmund Freud."

Este é apenas um trecho da ÚNICA gravação em áudio da voz de Sigmund Freud, em entrevista à BBC de Londres em 07 de dezembro de 1938.

Essas palavras que apesar de serem poucas vêm carregadas de emoção - eu me atreveria até em dizer orgulho... porque não? Certamente foi um caminho duro. Os colegas que tiveram a oportunidade de assistir Freud - Além da Alma hão de se recordar de uma das últimas, e com certeza mais forte cena do filme, que consiste em Freud expondo suas teorias no Congresso de Viena enquanto seus colegas de profissão gargalham. Até seu parceiro, instigador, mentor, supridor negou crença em sua teoria sobre a sexualidade infantil, no caso, o Complexo de Édipo.
Ao fim Freud faz um chamado, uma instigação aos seus futuros seguidores e assim começa o documentário Freud: A Invenção da Psicanálise.

Em duas horas viajamos na história da Psicanálise, desde seu nascimento até as direções tomadas no período após a morte de Freud, associando-a aos fatos históricos de cada época.
O documentário mostra muito material fotográfico e vídeos raros como o de Jung descrevendo seu primeiro encontro com Freud, como também as últimas imagens de Freud em seu apartamento em Viena, fora a já citada gravação de áudio da voz de Freud.

Acho que vale a pena...


Download:

Parte1 / Parte2



2 comentários:

Natália Nogueira Soares disse...

só demora um "pouquiinho" o download néé?! hsaiushaoiushoiauhs

mas tô baixando! :))

dps q assistir, te digo o que achei! :)

te amo gui...

mesmo tu sendo o amigo mais FULEIRO desse mundo ¬¬

;*

Valca disse...

tá doido, fí

seu cult, pseudo intelectual

quem te viu, quem te vê..