terça-feira, 11 de agosto de 2009

Freud - Além da Alma (ONLINE)



Ano/Local: 1962/EUA
Diretor: John Huston
Duração: 140min
Sinopse:

Junto com Copérnico e Charles Darwin, Freud revolucionou a maneira do ser humano ver a si mesmo dentro do infinito universo. Ao afirmar que as ações e desejos humanos não são fruto da vontade e da vaidade humana, mas sim do nosso inconsciente. Sigmund Freud abalou o mundo científico e criou uma nova maneira de entender a pisquê humana. Em Freud - Além da Alma, John Huston pretende mostrar como as teorias freudianas esboçam a própria vida de um dos maiores gênios da Humanidade.
Ansioso em obter respostas plausíveis para aplacar o sofrimento de seus pacientes, Freud enveredou-se à doutrina de Charcot e utilizou-se da hipnose em seus estudos sobre histeria. Embora seus estudos encontrassem a resistência da ala conservadora da medicina, que viam na teoria de Freud uma ameaça à primazia do ser humano, Freud prosseguiu em sua linha de pensamento e descobriu que o ser humano é dividido entre o Consciente e o Inconsciente, lançando as bases da Psicanálise.
Huston, baseado no roteiro escrito pelo filósofo Jean-Paul Sartre (que não consta nos créditos do filme), evitou o risco de fazer uma caricatura de Freud e não abordou sua vida pessoal, restringindo-se aos seus estudos psicanalíticos. Opção acertada do diretor, pois sua produção não cai na mesmice de filmes meramente biográficos, que baseiam-se em informações fragmentadas sobre a intimidade de um personagem histórico e acabam criando indiscriminadamente um mito.
É interessante observar como Huston conseguiu articular as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista, como a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, fundamentando-se na relação com seu pai morto. Com uma linguagem metafórica e onírica, Huston mostra o conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar no obscuro Inconsciente de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável. Na verdade, Freud temia encontrar a sua própria essência.
Freud - Além da Alma é um filme acadêmico, inteligente e instigante, que nos permite uma melhor compreensão das teorias freudianas sobre o funcionamento do inconsciente humano e como o pensamento psicanalítico irrompeu na sociedade vienense e depois no mundo. Um filme tão genial quanto o legado de Sigmund Freud.



Download:

Parte1 / Parte2 / Parte3

  • As três partes estão comprimidas, zipadas. Baixe as três e depois extraia a primeira que automaticamente as outras duas também serão extraídas, PLIM, o filme vai estar completo esperando por ser assistido!

Gente, encontrei o filme ONLINE!


Pra quem preferir ver online segue os links em duas partes, é só clicar! Repitam comigo:

S U C E S S O ! ! !



Freud - Além da alma (Parte 1) - Online!

Freud - Além da Alma (Parte 2) - Online!
  • Clicando nos links uma janela vai abrir. Aperte no botão "play", provavelmente vai abrir um popup, ou seja outra janela, feche-a. Aperte play novamente e desfrute!


Tem um livro de Jean Sartre que leva o mesmo nome do filme que eu infelizmente ainda não encontrei. Um pouco sobre o livro:
“Em 1958, o cineasta americano John Huston – já familiarizado com a obra de Sartre após montar Entre quatro paredes -, convida o autor a escrever o roteiro de um longa-metragem sobre os anos de formação do pai da psicanálise. Desse convite nasce Freud, além de alma, uma apaixonada biografia que traça a trajetória dos primeiros contatos de Freud com tratamentos neurológicos até o início do desenvolvimento da teoria psicanalítica. O livro, que reúne ainda o segundo tratamento dado ao texto, além de uma sinopse e um quadro comparativo, é o único documento que registra o trabalho de Sartre sobre Freud, uma vez que, após tantas mudanças no roteiro, Sartre não permitiu que seu nome constasse nos créditos do filme.”

Pra quem quiser comprar o livro tem na livraria Submarino. Setenta real, sucesso! Ah, quem comprar me empresta!
http://www.submarino.com.br/produto/1/108378/?franq=269293

4 comentários:

Anônimo disse...

Que bom ter onde devanear e saber ...
Obrigada

Vania Fernanda

Natália Nogueira Soares disse...

Esse eu já vi..
é ótemo! :))

;**

vania disse...

Quero assistir , ja baixei o que tinha que baixar , e agora???

Vania

Anônimo disse...

esse fime é muito bom,

explica o por q as meninas gostam mais do pai, e os meninos mais da mãe, porq quando somos crianças temos um tipo de amor para com os pais q é a tal da " sexualidade infantil" q o FREUD fala no decorrer do filme.