sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Escolaticismo


Fazei, Senhor, que eu sinta com o coração o que toco com a inteligência”

  • Santo Anselmo, consideradopor muitos, pai da Escolástica.

A Escolástica foi uma ordem muito influente e, como não poderia deixar de ser, muito criticada. Pra mim o Escolaticismo trouxe definitivamente a discussão religiosa para dentro da filosofia. E como religião, por toda a construção cultural, intriga qualquer homem que se põe a pensar. Assim vamos encontrar o termo, mesmo que implicitamente, em discursos de vários pensadores.
Como todo mundo sabe a Filosofia é ampla, principalmente se tratamos de conceitos e as divergências existem. Eu, como mero estudante, andei pesquisando e cheguei a algumas conclusões as quais escrevo aqui, ignorando, ou melhor não citando, os diversos estudos sobre o tema pois para isso seriam necessárias várias páginas as quais não tenho capacidade de entender ou escrever. Um exemplo é que não cito Tomaz de Aquino, apesar de ser considerado precurssor da Escolástica. Pra quem tiver interesse o que não falta é material de estudo sobre o tema. Vamos então pra um entendimento básico e necessário do que eu foi a ordem.

Vou postar logo em seguida dois filmes que foram fundamentais para que eu começasse a entender a Escolástica, são eles: Santo Agostinho de Hipona e Cartesius, do Descartes. Descartes teve sua formação educacional dentro da Escolástica, que era o modelo de educação na época¹. Agostinho por sua vez foi um dos pioneiros (fundamentalista) da ordem². Vamos ao post!!


Para entender o Escolaticismo vamos antes tentar voltar às entranhas da Filosofia tal qual conhecemos hoje:
Quanto ao nascimento da Filosofia é bem complicado de estipular. Como muitos eu acredito que ela tenha sido concebida junto com o homem, a partir da ótica em que Filosofia é o simples ato de refletir. Mas em nossa sociedade um homem só é reconhecido a partir do momento em que tem registrada sua certidão de nascimento, eu pensei: porque não fazer o mesmo com a Filosofia?
Aproxidamente no século VI a.C Pitágoras concluiu que os Deuses detinham todo o conhecimento e a sabedoria existentes e que ele mesmo poderia galgar essa tal sabedoria plena. Assim então é "registrada" a Filosofia, ou melhor, "Amizade por sabedoria".
Pelo que sua história nos remete a Filosofia é a busca por algo mais, pela sabedoria dos Deuses, isso, logicamente, através da razão. Vamos refletir um pouco: Como galgar tal conhecimento sem antes comprovar a existência desse algo mais? Nisso entra aquele velho discurso(s) da fé e a Escolástica foi fundamental na construção desse(s) discurso(s) pois resumidamente a Escolástica é o "casamento entre a Fé e a Razão".
Séculos se passam após o "concebimento" da Filosofia e no decorrer desse tempo culturas são subjulgadas, assimiladas, digeridas, acontece a vinda de Jesus, (estamos falando aproximadamente do século IX d.C).. Que seja! O fato é que ainda se buscava a resposta para o divino através da razão e esses discursos foram acolhidos pela Igreja que ainda se moldava.

Encontrei um texto que fala bem do que seria a Escolástica e esclarece também o que o Robson explicou em seu quadrinho que fala das diversas linhas de estudo essa semana. A "Revelação" defendida pela Teologia. segue então trechos do texto, sem tirar nem por:

"Santo Agostinho inaugura de certa maneira “A era da incerteza dogmática”. O problema das relações entre a razão e a fé que seria o problema fundamental da escolástica medieval, atormentava a mente de Santo Agostinho. Estudava desesperadamente matemática, filosofia, mecânica (a física na época era rudimentar), teologia, com o propósito de explicar a existência de Deus através da razão humana. Observava a natureza e acreditava que o homem através de sua inteligência iria finalmente explicar o porquê de Deus e colocar os parâmetros da fé em bases científicas. Observe o leitor que essa busca frenética continuou acontecendo e é motivo de desconforto para a ciência, sobretudo nos dias de hoje. Santo Agostinho não descansava, passava horas a estudar e a meditar, tentando entender o que significava onipresença, onisciência, infinito, Santíssima Trindade, consubstanciação, espírito e corpo, diversidade espiritual, atemporalidade. Várias vezes foi visto vagando sozinho na noite, angustiado, tentando descobrir a resposta científica para a fé. Como se libertar da dúvida cética?"

Certo dia, Santo Agostinho, após longo período de trabalho e muito compenetrado na sua angústia, adormeceu no claustro. Teve um sonho revelador: caminhava sobre uma praia deserta, a contemplar o mar e o céu. De repente, avistou um menino que com um balde de madeira ia até a água do mar, enchia o balde e voltava, onde despejava a água num pequenino buraco na areia. Santo Agostinho, perplexo e curioso perguntou ao menino: - O que você está fazendo? O menino calmamente olhou para Santo Agostinho e respondeu: - Vou colocar toda água do mar nesse buraco! Santo Agostinho sorriu e retrucou: - Isso é impossível garoto. Observe quanta água existe no oceano e você quer colocá-la toda nesse diminuto buraco! Mais uma vez o menino olhou para Santo Agostinho e de forma ríspida e corajosa disse: - Em verdade vos digo. É mais fácil colocar toda água do oceano nesse pequeno buraco do que a inteligência humana compreender os mistérios de Deus!! E num átimo Santo Agostinho acordou assustado e desorientado. Tivera uma mensagem divina que acalmaria sua alma conturbada."




A Escolástica foi extinta quando o homem, acreditando em Deus, se volta para si e procura as respostas, sendo da doutrina cristã ou de sua própria. Ou seja o renascimento, como estudamos semestre passado. O filme do Descartes vai nos ajudar nessa passagem.


Quer mais??? Clique AQUI ou AQUI ou AQUI

¹ O método de educação era composto pela leitura, o comentário, as questões e as discussões. As primeiras universidades tinham um método de ensino rigoroso baseado na escolástica. O ensino era dividido em Trivium (gramática, dialética e retórica) e depois de muita luta entrou também o Quadrivium (aritmética, geometria, astronomia e música). Quadrivium esse que antes não era considerado cristão. Lembrem-se que a Santa Inquisição foi dura com Galileu quando ele disse que a Terra girava em torno do sol.
² Agostinho é um dos pais do Catolicismo de outra ordem chamada de Patrística. Pela ordem vê-se que é impossível dubitar da influência de Agostinho sobre a Escolástica.

Um comentário: